• Marcio Kroehn

Quem deve declarar imposto de renda?



A frase “Declarar imposto de renda” é a questão mais procurada no Google neste momento – sempre acompanhada de um desses verbos: deve, precisa e tem. O volume de busca somado de todas essas variações é 10 vezes maior do que “O que é imposto de renda”, a segunda pergunta mais escrita pelo brasileiro no buscador. Faltam apenas 5 dias para acabar o #prazodeentrega do IR e cerca de 13 milhões de pessoas ainda estão devendo os dados para a Receita Federal.


Esse mar de gente pode ser um problema para o sistema, que não tem capacidade para receber uma quantidade de envio de #informações tão grande em pouco tempo. Mas, neste momento, é curioso saber que as perguntas básicas ainda são as mais buscadas. Será que os produtores de #conteúdo falharam em algum momento?


É inegável que há uma enxurrada de textos sobre #impostoderenda em todos os veículos de comunicação sobre o assunto. Nós mesmos no IQ escrevemos dezenas de artigos, desde o mais simples e direto sobre quem não precisa declarar até como indicar dependente ou alimentando no IR, passando por assuntos específicos como investimentos ou MEI.

A reflexão que faço agora é que talvez ninguém – e aqui vai um mea-culpa – tenha conseguido entender de que forma o contribuinte quer ler, ouvir ou ver informações sobre o IR. A minha percepção é que muitos acessam vários conteúdos iguais para tentar entender como preencher a declaração para o Fisco.


Dividi essa visão com um amigo, que foi radical. Para ele, o problema não está nos textos, áudios ou vídeos, de melhor ou pior qualidade, que podem ser encontrados com as respostas para todas as dúvidas. A grande questão é que o brasileiro é preguiçoso e prefere deixar para a última hora – muito por ser desorganizado e não ter todos os dados e mãos para preencher as informações. Além disso, a grande maioria fica à espera de alguém fazer por ele (de preferência de graça).


Mergulhei num conflito e confesso que ainda não consigo dar um peso maior para o meu ponto de vista ou o do meu amigo. A única coisa certa até aqui é que muita gente quer saber quem deve declarar o IR - eu já entreguei o meu.


(Conteúdo publicado originalmente no LinkedIn)

2 visualizações0 comentário
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

©2016 Márcio Kroehn. Criado por Wix.com e desenvolvido por Tiago Galvão Designer